Marcadores

Thursday, September 25, 2014

CO2 Caseiro - pesquisa, receitas e técnicas - parte 3

Finalmente consegui acertar com a receita e já tenho produção da minha própria levedura, alimentada a melaço, além de ter o sistema de solenóide a ligar e desligar com a iluminação há semanas, sem qualquer problema.

Estimo que para este aquário de 300L sejam necessárias 6 garrafas de 2 litros, reabastecidas duas a duas por semana, cada uma com 400-500g de melaço (sai a 1/4 do custo do açúcar branco, dura mais e a produção inicial é menos violenta).

Custo ANUAL estimado de 15,00€ para cerca de 50kg de melaço.

Receita actual: 3 cm de arroz de trinca no fundo da garrafa, 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio (deitar ANTES do melaço), 400 gr de melaço, levedura (da minha produção são 2 colheres de sobremesa, da de padeiro diria que um cubo de 1-1,5cm deverá ser equivalente), água até 3-4 cm do topo. O arroz vai diminuindo de diâmetro, o que indica que está mesmo a ser consumido.

O aquário ganhou algumas algas, porque nestas várias semanas de testes tive falhas sérias de CO2, e a luz tornou-se excessiva durante largos períodos de tempo.

Além disso, iniciei a fertilização com método EI, macros e micros, dado que suspeito que o principal factor de sucesso do meu aquário anterior foi a população elevada e as quantidades de alimento utilizadas, com produção de muito mais nitratos e fosfatos do que tinha agora neste. Em proporção deviam ser níveis umas quatro vezes superiores...

Penso que já consegui equilibrar o sistema, e agora é afiná-lo para o tornar rotineiro e sem grande ciência.

Quem tiver curiosidade, tem aqui um vídeo da produção do CO2 nas garrafas de 2 litros, e a sua injecção na campânula através de uma pedra difusora e posteriormente na powerhead.

No comments:

Post a Comment